TechKnowledge 2015: mais inovações para a SG

TK15

O ano de 2014 foi um período de muito crescimento para a SG. A conquista de novos clientes deve-se, entre outras coisas, a ampliação do portfólio de produtos da consultoria, que agregou definitivamente ao seu DNA o gene da inovação. Pensando justamente em manter a qualidade de atendimento e, também, a criatividade para o desenvolvimento de novos projetos, a SG implantou neste novo ano o esquema 3×1. Isso significa que a cada três semanas de trabalho, nossa sócia-fundadora, Flora Alves, dedicará uma semana inteira à pesquisa e desenvolvimento.

E os primeiros dias de dedicação começaram no TechKnowledge 2015, que aconteceu em Las Vegas (EUA), entre os dias 14 e 16 de janeiro. Essa foi a segunda participação da SG na conferência – a última aconteceu em 2012. Com um clima mais “intimista”, a TK15, como é conhecida popularmente, trouxe discussões sobre como a tecnologia pode ser melhor aplicada para o apoio da aprendizagem, principalmente nos processos de treinamento e desenvolvimento.

De acordo com Flora, foram muitos os pontos altos do encontro e, entre eles, podemos destacar os seguintes:

-General Session com Aaron Dignan: Como criar organizações responsivas

Autor do livro “Game Frame” e estrategista digital, o palestrante defendeu o compartilhamento das informações. É uma grande mudança, visto que há pouco tempo informação era sinônimo de poder. Mas vale lembrar que hoje o compartilhamento trabalha para a complementação/solução de um determinado problema. Afinal, se você não sabe determinada coisa, pode encontrar na rede alguém capaz de agregar ainda mais ao seu produto/criação, etc. O resultado disso? Organizações mais horizontais, com menos hierarquia e mas mais socializadas.

-General Session com Tan Lee: Trabalhar por um propósito

A vietnamita radicada na Austrália foi um verdadeiro exemplo de como é importante sair da zona de conforto para buscar soluções inovadoras. Fã declarada da série de ficção “Guerra nas Estrelas” e eterna curiosa do funcionamento cerebral, a asiática fundou uma empresa de bioinformática e criou um produto inovador que torna “possível” o chamado “poder da mente”. Seu propósito: dar oportunidade e independência a pessoas paraplégicas e tetraplégicas.

-General Session com Katie Linendoll: Socialização do conhecimento

Consultora de tecnologia e escritora, entendeu durante sua experiência na TV a necessidade de simplificar a tecnologia para o usuário. Segundo Katie, escolhas assertivas dependem do conhecimento que temos da nossa audiência. Como sabemos, no ambiente de aprendizado, tal fator é extremamente importante na conquista de resultados efetivos. Além disso, ela destacou: se você quer se conectar com alguma pessoa, é necessário ser adaptável e moldar-se a ela; faça um treinamento próprio para entender verdadeiramente o que você deseja comunicar; simplifique a mensagem; ofereça alternativas divertidas de aprendizado.

-Contato com Karl Kapp

Durante os três dias de TK15, Flora teve a oportunidade de estreitar relações com um dos maiores pesquisadores do gamification nos EUA. “Percebi que os processos de liderança gamificados que temos no Brasil não devem nada aqueles desenvolvidos no exterior. Além disso, é muito legal notar o quanto as nossas organizações estão abertas a esse tipo de solução”, conta Flora. Em contato direto, Karl tornou-se um importante parceiro da SG para a troca de experiências e cases.

-Novo produto SG

A experiência no TK15 ajudou, também, na consolidação do novo produto que a SG vai oferecer este ano, que será focado no ecossistema de aprendizagem e performance. Isso porque os ambientes de treinamento e desenvolvimento precisam ser analisados de maneira mais macro. Ou seja, valorizando a interação entre alunos, instrutores e outros componentes do processo de aprendizado, buscando a melhor forma de integrá-los para promover uma determinada atividade, com resultados de alta performance.

Já deu para perceber que tem muita coisa interessante vindo por aí, e estamos apenas encerrando o primeiro mês de 2015. Acompanhe o blog e fique por dentro de mais novidades da SG. E já anote na agenda: em março tem mais uma edição do nosso Sarau. Contamos com a sua participação!

Comentários (0)