O que esperar de 2014?

doubt2

O ano de 2013 ficou para trás e a SG Soluções e Gestão Empresarial já está completamente focada nas metas para 2014. Antes de seguir os próximos passos, a equipe da consultoria fez um balanço final, listando as principais dificuldades, conquistas e aprendizados do ano que passou. Tal análise é essencial para quem busca fazer investimentos assertivos no mercado e continuar consolidando-se como uma das principais consultorias em Aprendizagem Corporativa focada em Performance. Para explicar um pouco sobre esse panorama geral, do que aconteceu e do que ainda vai rolar, conversamos com a sócia-fundadora da SG, Flora Alves, que já adiantou muita coisa boa para os próximos meses. Confira o bate-papo.

Blog SG: Qual foi o balanço final de 2013? Quais foram os principais desafios enfrentados pela consultoria?
Flora: Para nós da SG, o ano de 2013 foi de grandes conquistas, embora também tenha sido um período muito difícil. Os principais desafios envolveram os cumprimentos de nossos objetivos para garantir o crescimento e a expansão do nosso negócio, em um período em que a economia não se manteve em bons patamares. Isso exigiu de toda a nossa equipe muito planejamento e agilidade para correções e mudanças de rumo, quando detectado que isso era necessário.

B: Em 2013, qual foi o principal aprendizado da SG Soluções e Gestão Empresarial?
F: Eu indicaria dois. O primeiro deles foi o fato de termos aprendido muito mais sobre o nosso negócio com o uso do Canvas (BMG – Business Model Generation). Com a ajuda dessa ferramenta, redesenhamos nosso portfólio de produtos e nos reposicionamos no mercado como uma empresa especialista em arquitetura de treinamentos. Ou seja, aprendizagem corporativa focada em performance. Já o segundo aprendizado diz respeito ao estudo do gamification, pois não nos limitamos apenas ao uso da metodologia, mas estudamos o assunto em profundidade, colocando em prática o que foi aprendido por nós.

B: Quais são as expectativas do mercado de T&D para 2014?
F: As melhores! Além de um calendário repleto de eventos, temos percebido que as organizações estão mais planejadas e investindo em suas pessoas, buscando programas de treinamento que permitam ao colaborador transformar aprendizagem em ação. Logo no começo desse ano lançamos um conjunto de formações de alto valor agregado, que foi muito bem recebido pelo mercado. Lembrando que tais formações estão divididas em dois grupos: cursos específicos para profissionais de T&D e cursos com foco em liderança e estratégia. Também já temos uma agenda programada para a formação “Instrutor Master”, desenvolvida em parceria com o consultor Karim Khoury, proprietário da Acordo Consultoria. Sem falar na unidade SG em Fortaleza, que já está trabalhando a todo vapor para atender as demandas da região norte e nordeste.

B: Em 2014, qual será o principal foco da SG?
F: Continuamos trabalhando para uma aprendizagem corporativa focada em performance na prática. Queremos manter uma parceria muito próxima com nossos clientes, oferecendo apoio total durante todo o processo de aprendizagem e transferência. O objetivo de um programa de treinamento é melhorar a performance. Por isso, além de treinar, é preciso medir os resultados e o impacto dessas ações no negócio. Essa, aliás, é uma das principais dicas que damos a quem pretende investir na área de T&D.

B: Pode adiantar alguma novidade que vem por aí?
F: Uma empresa que tem em seu DNA a busca e gestão do conhecimento não poderia começar o ano de forma melhor! No momento estou em Valência, na Espanha, desenvolvendo um projeto com o uso de um game e trabalhando no meu livro sobre gamification, que será lançado ainda este ano.

Comentários (0)