O profissional de T&D e suas competências

competencia

Crescimento da economia; dificuldade em encontrar mão de obra especializada; rotatividade de colaboradores; conflito de gerações; mudanças de valores; transformações na sociedade; aumento da competitividade… esses são apenas alguns dos fatores que compõem o ambiente de atuação de um profissional de T&D. a complexidade desse cenário exige que um especialista esteja sempre se reinventando, se desenvolvendo e incorporando novas competências para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e acirrado.

Mas afinal de contas, o que são competências e qual sua importância para o sucesso de um profissional e sua organização? De acordo com definições, competências representam combinações de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas pelo desempenho profissional, dentro de um determinado contexto organizacional. Portanto, o domínio de tais recursos por parte dos colaboradores mostra-se determinante para o bom desempenho de uma companhia.

Observando de maneira simples, as competências podem se dividir em dois diferentes tipos: as essenciais e as desejáveis – essa última aparece como característica dos colaboradores mais talentosos. No caso do profissional de T&D, algumas dessas competências são:

- Essenciais: realizar diagnósticos, identificar gaps e tendências, ter técnica de avaliação, elaborar planos de ação, dar feedback.

- Desejáveis: elaborar material didático, oferecer instrução e desenvolvimento, ter visão estratégica, fidelizar o colaborador.

Para que os especialistas em T&D possam adquirir e desenvolver novas competências, os cursos capacitadores e as certificações mostram-se essenciais para o aprendizado. Aqui no Brasil, a formação de Instrutor Master, oferecida e aplicada pela SG Soluções e Gestão Empresarial em parceria com a consultoria Acordo, é uma ótima opção para o público que atua com Facilitação e Treinamento e Desenvolvimento. Se você tem interesse de fazer parte da próxima turma, escreva para sg@sgconsult.com.br e solicite mais informações. Vale a pena já começar a se programar, o próximo Instrutor Master acontece em breve.

Comentários (0)