Desmistificando o gamification no CBTD 2013

Primeira_CBTD13

O Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, maior evento de T&D da América Latina, acontecerá entre os dias 26 e 29 de novembro, na cidade litorânea de Santos. Nessa 28ª edição do encontro, a SG Soluções e Gestão Empresarial estará presente em um estande durante todo o evento e, também, conduzirá o workshop “Desmistificando o gamification, do conceito à prática”, que ocorrerá no dia 27, das 9h às 12h. Flora Alves, sócia-fundadora da SG e especialista no assunto, será a facilitadora do workshop. De acordo com ela, o tema surgiu após a realização de extensas pesquisas e da vontade de compartilhar esse conhecimento com outros profissionais que tenham o intuito de aplicar tais conceitos nos processos de uma organização. “Sabemos que variáveis como tempo e budget, são levadas em conta na hora da aplicação de um treinamento e que tais detalhes podem funcionar como fator restritivo. Por isso, oferecer soluções viáveis, que promovam a aprendizagem, pode ser um grande diferencial”, analisa Flora.

O gamification é um conceito que se apropria da mecânica dos jogos para promover o engajamento das pessoas, sendo bastante usado em programas de treinamento e desenvolvimento pessoal. E, como qualquer novidade, há também muitas dúvidas sobre o assunto. A principal delas refere-se às definições de “ferramenta” e “conceito”. “O gamification é um conceito, e o público está buscando uma compreensão de todos os elementos que o compõem para promover uma experiência diferenciada e efetiva de aprendizagem”, explica a sócia-fundadora da SG Soluções e Gestão Empresarial. No geral, essa falta de conhecimento pode levar a situações de resistência quando programas falhos são aplicados. Flora constata dois aspectos essenciais para um treinamento baseado no gamification: o primeiro refere-se à aplicabilidade do projeto, levando em conta seu objetivo, e o segundo ao processo do jogo em si. “Não podemos nos limitar apenas à contagem de pontos. É preciso criar uma dinâmica de jogo que desenvolva o pensamento e o aprendizado, para que a experiência seja eficaz”, alerta.

Entretanto, não há dúvidas sobre o valor do gamification e sua aplicabilidade no mercado de T&D. Muitas pesquisas apontam que o uso do conceito é uma maneira assertiva na conquista por um maior engajamento e até na mudança de comportamento no ambiente de trabalho. E quem comparecer ao workshop no CBTD 2013 terá a chance de aprender muito mais sobre o assunto. A equipe da SG Soluções e Gestão Empresarial está empenhada e trabalhando muito para oferecer um conteúdo de altíssima qualidade aos participantes do evento. “Quando alguém se inscreve para um workshop é porque está em busca de algo novo para tornar o seu ambiente de trabalho ainda melhor. Por isso, estou empenhada para oferecer a essas pessoas não apenas conhecimento, mas também aplicabilidade, sugerindo materiais e subsídios que levem a isso”, finaliza a facilitadora.

Se você já garantiu a sua participação no workshop “Desmistificando o gamification, do conceito à prática”, fique de olho na nossa fan page. Em breve daremos start nesse jogo!

Comentários (0)