Blog

Fique por dentro

3 sarau

Saiba mais sobre o 3º Sarau SG

Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. É com este objetivo de apresentar um encontro diferente para seus clientes e amigos, criamos o Sarau SG, e que já estamos na 3ª edição.

Ao contrário de alguns eventos formais, no Sarau SG todos participam, trocam experiências e crescem juntos, proporcionando uma ótima oportunidade de pausa para a reflexão dos participantes. Esse é um dos motivos do sucesso a cada encontro.

Em 2015 sabemos que o cenário econômico independentemente do desenvolvimento político, é duvidoso e nada estimulante. Conta com o crescimento baixo do PIB, inflação acima da meta, juros entre os mais altos e dólar em valorização crescente. Porém, não podemos deixar de desenvolver nossos colaboradores. Com isso, nos reuniremos para debater alguns desafios de nosso cenário atual: em tempos de crise e de ajustes, como preparar melhor sua equipe interna e não depender somente de consultorias e novos parceiros?

Venha fazer parte desse bate papo! O evento será realizado no dia 13 de outubro, às 18h30 na Rua Fidalga, 66 – Vila Madalena. Teremos ainda uma exposição de arte e um coquetel especial.

Entre em contato conosco pelo sg@sgconsult.com.br ou ligue (11) 2317-9209 para confirmar presença ou saber mais informações.

patrocinadores

TK15

TechKnowledge 2015: mais inovações para a SG

O ano de 2014 foi um período de muito crescimento para a SG. A conquista de novos clientes deve-se, entre outras coisas, a ampliação do portfólio de produtos da consultoria, que agregou definitivamente ao seu DNA o gene da inovação. Pensando justamente em manter a qualidade de atendimento e, também, a criatividade para o desenvolvimento de novos projetos, a SG implantou neste novo ano o esquema 3×1. Isso significa que a cada três semanas de trabalho, nossa sócia-fundadora, Flora Alves, dedicará uma semana inteira à pesquisa e desenvolvimento.

E os primeiros dias de dedicação começaram no TechKnowledge 2015, que aconteceu em Las Vegas (EUA), entre os dias 14 e 16 de janeiro. Essa foi a segunda participação da SG na conferência – a última aconteceu em 2012. Com um clima mais “intimista”, a TK15, como é conhecida popularmente, trouxe discussões sobre como a tecnologia pode ser melhor aplicada para o apoio da aprendizagem, principalmente nos processos de treinamento e desenvolvimento.

De acordo com Flora, foram muitos os pontos altos do encontro e, entre eles, podemos destacar os seguintes:

-General Session com Aaron Dignan: Como criar organizações responsivas

Autor do livro “Game Frame” e estrategista digital, o palestrante defendeu o compartilhamento das informações. É uma grande mudança, visto que há pouco tempo informação era sinônimo de poder. Mas vale lembrar que hoje o compartilhamento trabalha para a complementação/solução de um determinado problema. Afinal, se você não sabe determinada coisa, pode encontrar na rede alguém capaz de agregar ainda mais ao seu produto/criação, etc. O resultado disso? Organizações mais horizontais, com menos hierarquia e mas mais socializadas.

-General Session com Tan Lee: Trabalhar por um propósito

A vietnamita radicada na Austrália foi um verdadeiro exemplo de como é importante sair da zona de conforto para buscar soluções inovadoras. Fã declarada da série de ficção “Guerra nas Estrelas” e eterna curiosa do funcionamento cerebral, a asiática fundou uma empresa de bioinformática e criou um produto inovador que torna “possível” o chamado “poder da mente”. Seu propósito: dar oportunidade e independência a pessoas paraplégicas e tetraplégicas.

-General Session com Katie Linendoll: Socialização do conhecimento

Consultora de tecnologia e escritora, entendeu durante sua experiência na TV a necessidade de simplificar a tecnologia para o usuário. Segundo Katie, escolhas assertivas dependem do conhecimento que temos da nossa audiência. Como sabemos, no ambiente de aprendizado, tal fator é extremamente importante na conquista de resultados efetivos. Além disso, ela destacou: se você quer se conectar com alguma pessoa, é necessário ser adaptável e moldar-se a ela; faça um treinamento próprio para entender verdadeiramente o que você deseja comunicar; simplifique a mensagem; ofereça alternativas divertidas de aprendizado.

-Contato com Karl Kapp

Durante os três dias de TK15, Flora teve a oportunidade de estreitar relações com um dos maiores pesquisadores do gamification nos EUA. “Percebi que os processos de liderança gamificados que temos no Brasil não devem nada aqueles desenvolvidos no exterior. Além disso, é muito legal notar o quanto as nossas organizações estão abertas a esse tipo de solução”, conta Flora. Em contato direto, Karl tornou-se um importante parceiro da SG para a troca de experiências e cases.

-Novo produto SG

A experiência no TK15 ajudou, também, na consolidação do novo produto que a SG vai oferecer este ano, que será focado no ecossistema de aprendizagem e performance. Isso porque os ambientes de treinamento e desenvolvimento precisam ser analisados de maneira mais macro. Ou seja, valorizando a interação entre alunos, instrutores e outros componentes do processo de aprendizado, buscando a melhor forma de integrá-los para promover uma determinada atividade, com resultados de alta performance.

Já deu para perceber que tem muita coisa interessante vindo por aí, e estamos apenas encerrando o primeiro mês de 2015. Acompanhe o blog e fique por dentro de mais novidades da SG. E já anote na agenda: em março tem mais uma edição do nosso Sarau. Contamos com a sua participação!

cbtd-2014

Saiba como foi a participação da SG no CBTD 2014

No ano de 2014, o Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento chegou a sua 29º edição. Entre os dias 25 e 28 de novembro, diversas pessoas participaram de palestras, workshops e plenárias que discutiram o futuro da área, de acordo com o lema “Valores compartilhados, profissionais engajados”.

Como não poderia deixar de ser, a SG marcou presença nesse importante evento com um stand disputadíssimo e duas palestras que foram sucesso de público. Impulsionado pelo livro Gamification, escrito por Flora Alves, muitos presentes buscavam a consultoria para discutir e entender melhor sobre essa nova ferramenta do mercado. “Muita gente já ouviu falar, mas não sabe muito bem o que é e nem como funciona. Nossa tarefa é explicar como essa técnica pode ajudar no desenvolvimento de pessoas”, ressalta Sérgio Guerra, sócio-fundador da SG.

A palestra Competências do Instrutor Master foi ministrada por Flora Alves e Karim Khoury, no dia 26 de novembro. Cerca de 80 pessoas participaram do encontro, que discutiu a importância dessa nova formação e as crescentes mudanças no mercado de T&D. “Hoje, quando uma empresa contrata um profissional para ministrar uma palestra ou facilitar um treinamento ela quer saber, especificamente, o resultado que tal ação terá no negócio. Daí a importância de contratar um profissional altamente qualificado e com expertise em todas as etapas do processo”, ressalta Sérgio. Outro detalhe que coloca a formação de Instrutor Master em evidência foi o aumento de Universidades Corporativas em 2014 – de 11% para 19%. Isso mostra uma mudança na área de Gestão de Pessoas, que passa a tratar o treinamento como a melhor saída para o aumento da rentabilidade.

Já no dia 27 de novembro, foi a vez da Flora Alves ministrar o workshop Gamification, como criar experiências de aprendizagem engajadoras focadas em performance. Mais de 200 pessoas participaram ativamente do encontro, que durou cerca de três horas. “As pessoas que participaram do workshop entenderam que o Gamification não é a única solução para todas as demandas de treinamento, mas, com certeza, é uma ferramenta poderosa para o Design Instrucional, capaz de oferecer soluções eficazes. O importante é que muitos querem experimentar, e a mudança é sempre válida. Acreditamos que o gamification chegou para ficar”, esclarece Sérgio.

Outra ação que foi um verdadeiro sucesso no CBTD 2014 foi o sorteio da câmera fotográfica GoPro. Foram mais de 700 inscritos! Para o CBTD 2015, os trabalhos já começaram. Todos que acompanham o trabalho da SG podem aguardar uma participação cheia de surpresas e inovações. FIquem de olho e nos vemos lá!

2015

Balanço e perspectivas para 2015

O ano de 2014 passou e levou com ele dias de muito trabalho, esforço e, acima de tudo, realizações. Para a SG foi um período de muitas conquistas. O lançamento de produtos inovadores, como a Formação de Instrutor Master, colocaram a consultoria em posição de destaque na área de T&D. Além disso, o lançamento do livro Gamification – Como Criar Experiências de Aprendizagem Engajadoras. Um Guia Completo do Conceito à Prática, escrito pela nossa sócia-fundadora Flora Alves, consolidou a expertise da SG nesse assunto ainda tão novo no Brasil.

Para fazer um balanço geral de 2014 e ainda falar das principais perspectivas deste ano novinho que temos pela frente conversamos com Sérgio Guerra. Confira os principais destaques:

B: Qual foi o principal destaque da SG neste ano de 2014?
S: Foram vários destaques: o livro Gamification, de autoria da Flora, nos consolidou como uma empresa referência no assunto. Como consequência, recebemos vários convites para ministrar palestras e workshops sobre essa nova ferramenta. Também lançamos a Formação de Instutor Master, que aconteceu no segundo semestre de 2014 e ainda deverá impactar muito o mercado de T&D no Brasil. Foi um ano muito importante para nós!

B: Sabemos que o ano de 2014 foi cheio de particularidades, com Copa do Mundo, eleições e pouco avanço na economia. Como a empresa enfrentou esses obstáculos?
S: Apesar dessas peculiaridades, entregamos projetos até em dia de jogo do Brasil! Acredito que esse bom momento é um reflexo de muitos anos de trabalho, dedicação e comprometimento com nossos clientes. Diante de uma demanda, nosso empenho é total para apresentar a melhor solução possível. O mercado reconheceu esse empenho e nos respondeu com muitas propostas de trabalho. Foi um ano de crescimento, aumentamos nossa equipe interna e externa, assim como nosso faturamento. Mas, o que mais nos gratifica é o reconhecimento do cliente, pois trabalhamos muito para isso.

B: Quais as principais metas estabelecidas para 2015?
S: Manter a mesma base de crescimento, ou seja, garantir o desenvolvimento da nossa equipe, a qualidade dos projetos entregues, o alto grau de satisfação dos clientes, o crescimento do faturamento e o crescimento de atendimento. Além disso, vamos focar em determinados segmentos empresariais.

B: Já existem algumas ações programadas para esse começo de ano?
S: Com certeza! Iniciamos com a TK 15 em Las Vegas, que é um congresso de tecnologia voltado para o desenvolvimento de pessoas, promovido pela ATD. Em maio temos o congresso anual da ATD, em Orlando. Também teremos mais duas turmas de Instrutor Master, que acontecerão na ABTD. Sem falar nos projetos e clientes em prospecção. Temos certeza que vem muita coisa boa por aí, pois a nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento trará ainda mais novidades!

B: Em relação a produtos, teremos novidades em 2015?
S: Somos uma empresa que visa a inovação de seus produtos. Tendo isso como foco, temos uma nova formação em andamento, que em 2015 se transformará em um produto inovador e desruptivo para o mercado.

B: Para finalizar, algum agradecimento especial pelo ano que se encerrou?
S: Agradecemos a todos os clientes, parceiros e equipe. O ano de 2014 foi muito especial, o resultado de tudo o que plantamos para garantir a solidificação desses três pilares. E, claro, agradecemos a Deus, por nos proporcionar saúde, equilíbrio e força para seguirmos firmes em nosso trabalho.

10665165_576530619139201_6383074000094538926_n

SG no CBTD 2014

Um dos principais eventos de treinamento e desenvolvimento do Brasil, o CBTD, acontecerá entre os dias 25 e 28 de novembro, na cidade de Santos (SP). Na sua 29ª edição, o congresso propõe a discussão do tema “Valores compartilhados, profissionais engajados”, com palestras e workshops ministrados por excelentes profissionais do mercado.

Neste ano de 2014, a SG chega a sua 4ª participação consecutiva. No já tradicional stand da consultoria, os participantes do evento poderão bater um papo com os representantes e conhecer mais sobre os nossos produtos. Além disso, os visitantes levarão para casa um identificador de bagagens customizado e vão concorrer à câmera fotográfica do momento: a GoPro Hero3 White Edition. É o sonho de consumo de qualquer apaixonado por foto!

A SG também será a responsável pelo workshop “Gamification: como criar experiências engajadoras focadas em performance”, ministrado por Flora Alves, no dia 27 de novembro. O objetivo do encontro é auxiliar na criação de uma solução de aprendizagem baseada em um design instrucional consistente, que permita o alcance de resultados efetivos. Vale ressaltar que, durante o encontro, os participantes irão utilizer um aplicativo desenvolvido especialmente para esse workshop. Quem quiser se aprofundar no tema poderá visitar o stand da Editora DVS para adquirir o livro “Gamification”. Lembrando que no mesmo dia, uma tarde de autógrafos com a autora Flora Alves acontecerá, a partir das 15h.

Já deu para perceber que a 29ª edição do CBTD está mesmo imperdível! Acesse o site do evento e garanta já a sua participação. Nos vemos lá!

IM

Muito sucesso no primeiro curso de Formação em Instrutor Master

Entre os dias 22 e 27 de setembro, aconteceu o primeiro curso de Formação em Instrutor Master, na sede da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), em São Paulo. A turma reuniu 14 participantes de diferentes partes do Brasil, como Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís do Maranhão (MA), e diferentes áreas de atuação. Ao final dos seis dias de formação, eles receberam um certificado de INSTRUTOR MASTER.

Ministrado por dois Masters Trainers brasileiros designados pela ATD (antiga ASTD), Flora Alves e Karim Khoury, o curso capacita profissionais com alguma vivência em instrução ou facilitação de treinamentos. A Formação é baseada nas 25 competências que esse profissional deve seguir para realizar um excelente trabalho.

Entre os pontos altos da formação, destaque para a troca de informações e experiência dos participantes. “Parecia que eles se conheciam há tempos, mesmo existindo diferenças na área de atuação”, ressalta Sérgio Guerra, sócio-fundador da SG e organizador da Formação.

A seguir, confira o depoimento de alguns de nossos primeiros formandos do curso de Instrutor Master:

“Foi tudo maravilhoso! Organização perfeita, atendimento nota mil, instrutores maravilhosos. Recomendo demais!”, Maria Sofia Ludwing, editora jornalística.

“O curso é muito bom. Considero que os instrutores possuem muito conhecimento no assunto e um posicionamento perfeito diante das questões apresentadas. Realmente foi transformador.”, Sônia Aparecida de Souza Matinez, colaboradora da Prodesp.

“Foi excelente. Trabalhou o essencial da certificação de Instrutor Master: as competências. Com maestria, Karim e Flora construíram um ambiente de confiança e respeito, facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento das competências. Excelente!”, Cynthia Carolina França Lanza Santos, autônoma.

“Não tenho palavras para descrever! Uma semana maravilhosa de aprendizado, evolução e amadurecimento. Essa formação é MASTER em todos os sentido!”, Maira Ludwig.

“Foi maravilhoso! Antes eu era um instrutor, agora sou um Instrutor Master. Isso faz total diferença na vida de quem busca excelência no seu trabalho como um instrutor ou facilitador”, Gustavo Lopes.

“Os dois instrutores, Flora e Karim, são fantásticos! A estrutura da ABTD é perfeita”, Sidney Moreira.

“O curso foi transformador, com dois mentores, Flora e Karim, extremamente capacitados. Pela primeira vez nos meus 14 anos de carreira, tive a oportunidade de reaprender, reestruturar e reorganizar trabalhos. O curso permitiu que a gente se olhasse de fora para dentro. Acredito que seja um grande salto na minha carreira”, Silvia Andreo.

Não se esqueça que as próximas turmas de Instrutor Master já tem data para acontecer: em junho e novembro de 2015. É mais uma oportunidade para os profissionais da área conhecer novas práticas e se tornar um instrutor cada vez mais capacitado para a aplicação de treinamentos. Para mais detalhes sobre o curso, escreva para gente no e-mail: sg@sgconsult.com.br.

coaching

Coaching de Performance: SG trabalhando com Atletas

Todos vocês já ouviram falar em Coaching, certo? O Coach é um profissional preparado, que leva em conta o seu ponto de vista para ajudá-lo na busca dos melhores caminhos para suas dúvidas, inquietações e problemas. Esse processo chegou para ficar no mundo corporativo e, a cada dia que passa, mais empresas e executivos aderem a esse plano profissional.

Quando o assunto é a procedência do Coaching, muitas pessoas não sabem que essa técnica nasceu e se fortaleceu no meio esportivo. Trata-se de uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de atletas de alta performance. Não é de hoje que profissionais do vôlei, basquete, atletismo, natação e muitas outras modalidades utilizam o processo para auxiliá-lo em seus objetivos de carreira e, consequentemente, na conquista do sucesso.

Nos últimos dias, falou-se muito sobre um famosos Coach de esportes que assumiu um projeto junto ao time paulista Palmeiras, cujo objetivo é traçar uma estratégia para ajudar a equipe a escapar do rebaixamento – justo no ano de seu centenário. Apesar do trabalho ser recente, é possível notar uma sensível reação do time, que já somou importantes pontos nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Isso mostra como os times de futebol e equipes esportivas buscam, cada vez mais, opções além dos clássicos treinamentos para motivar seus atletas.

Atenta a esse crescente nicho de atuação, a SG lança mais um produto no mercado: o Coaching de Performance, totalmente voltado para profissionais do esporte. O programa será ministrado por Sérgio Guerra, sócio-fundador da SG, Coach certificado pela ICC há mais de seis anos e especialista em Coaching de Carreira, Coaching de Executivos e Coaching de Empresa. “Nosso objetivo é auxiliar no desenvolvimento de atletas que buscam melhorar sua performance. Oferecemos um programa de Coaching muito bem estruturado, focado nos objetivos do profissional e adaptado para sua modalidade esportiva”, explica Sérgio.

O Coaching de Performance já começou trabalhando com dois atletas e outros quatro projetos estão em vista. “São duas jovens promessas do MMA. Nosso Coaching será muito importante para o desenvolvimento deles, tanto no caminho profissional quanto no pessoal”, diz o sócio-fundador da SG. O programa oferecido pela consultoria também conta com a participação de um psicólogo, que ajuda a completar o processo de desenvolvimento dos profissionais esportivos. No futuro, a SG pretende atuar com crianças e adolescentes de comunidades carentes, oferecendo apoio psicológico e orientação de carreira aos jovens que sonham torna-se grandes esportistas.

Se você ou sua empresa necessitam de um processo de Coaching, entre em contato conosco para saber mais sobre nossas opções de programa. Aproveite para fazer uma sessão sem compromisso, assim você terá a oportunidade de conhecer nossa metodologia e forma de trabalhar. Escreva para sg@sgconscult.com.br. Esperamos você!

Flora_Livraria

Flora Alves estreia como autora em noite de sucesso

No dia 18 de setembro, Flora Alves, sócia-fundadora da SG, recebeu amigos, familiares e companheiros de trabalhado para comemorar o lançamento de seu livro Gamification – Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática. (DVS Editora). O encontro aconteceu na charmosa Livraria da Vila, no Shopping JK, em São Paulo. Ao longo da noite, Flora autografou vários livros e recebeu o carinho dos convidados.

Nas páginas da publicação, a autora mostra como profissionais que trabalham com ensino formal e instrução podem utilizar elementos dos games para conquistar resultados mais efetivos. Utilizando explicações claras do conceito e exemplos reais, o leitor aprende como e quando colocar o gamification em prática.

Gamification – Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um Guia completo: do conceito à prática, é a oportunidade perfeita para quem deseja conhecer ou se aprofundar no tema. Trata-se de um guia prático, no qual o leitor encontra subsídios sobre o tema, criando suas próprias soluções de aprendizagem gamificada.

O livro já está disponível para compra nas principais livrarias do Brasil e o preço sugerido é de R$ 39. Quem preferir, pode adquirir a versão digital, que está disponível no site da Amazon.

Capa

Livro de Flora Alves chega às lojas em setembro

Depois de meses de muita pesquisa e trabalho, falta pouco para o lançamento do livro Gamification – Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo do conceito à prática. Escrito por Flora Alves, sócia-fundadora da SG, e editado pela DVS Editora, a publicação é leitura indispensável para todos aqueles que, de alguma maneira, estão ligados a processos de educação e aprendizagem. Seja esta educação formal ou informal, inserida no ambiente acadêmico ou profissional.

Ao longo das páginas, Flora traduz toda a sua expertise no assunto utilizando uma linguagem eficiente, capaz de atingir e proporcionar o entendimento do gamification para todo e qualquer público. Abordando situações atuais do mercado de trabalho, como a diferença de gerações e a disseminação da tecnologia, a autora mostra como esse conceito já permeia o nosso dia a dia. Do ponto de vista prático, o livro discute e sugere a aplicabilidade do gamification como ferramenta de Design Instrucional, tornando a aprendizagem mais atrativa, divertida, engajadora e, consequentemente, efetiva.

Marque na agenda: o lançamento será no dia 18 de setembro, na Livraria da Vila do Shopping JK, das 18h30 até às 21h30. Compareça, garanta o seu exemplar e aproveite para trocar ideias sobre esse assunto tão encantador e atual.

ibccapa

A importância da Educação Corporativa

Uma experiência de aprendizado é um processo que exige comprometimento e disciplina em qualquer etapa da vida. No passado, esse “ensino formal” era um ato quase exclusivo das escolas e universidades, que ofereciam aos seus alunos conhecimento básico e, posteriormente, uma ocupação. Entretanto, as rápidas mudanças causadas pela popularização da tecnologia e o avanço da internet impactaram também a nossa necessidade de aprendizado. Mesmo após formados e com anos de experiência, nunca podemos parar de adquirir conhecimento.

Agora, o ensino também faz parte do dia a dia das grandes corporações. De acordo com especialistas, a Educação Corporativa  é composta por dois tipos de gestões: a de pessoas e a do conhecimento, cujo objetivo é implementar novas estratégias ou comportamentos que levam ao crescimento de uma organização. Por isso, é preciso sensibilidade e coerência para combinar competências individuais e organizacionais de maneira efetiva.

Para ajudar nessa missão, foram criadas algumas estratégias que buscam transformar oportunidades em negócios. É preciso ir além do treinamento, da palestra, é preciso envolver o participante para gerar resultados. Dentre as diversas ferramentas utilizadas, duas merecem destaque pelo seu alto grau de eficiência. São elas: o gamification e a prática do storytelling.

Quando o objetivo de uma experiência de aprendizagem envolve uma mudança de comportamento por parte dos participantes, muitos facilitadores aplicam estratégias utilizadas nos games para chegar ao resultado final. Além de estimular a prática, o gamification mobiliza os participantes de forma divertida e lúdica. Lembrando que um jogo é composto por regras, objetivos que devem ser alcançados e obstáculos que dificultem este caminho.

Já o storytelling é uma prática de Educação Corporativa que busca uma conexão direta com o colaborador, criando uma identificação entre participantes e personagens. Outra possibilidade é envolver os alunos no enredo, proporcionando um maior engajamento do público.

Seja com o uso do gamification, do storytelling ou qualquer outra ferramenta de ensino, a Educação Corporativa deve ser vista como uma estratégia e um diferencial importantíssimo dentro de uma empresa. Organizações são feitas de pessoas e são elas quem vão proprocionar o seu crescimento. Cabe à Educação Corporativa disponibilizar novas informações e ferramentas para que esses colaboradores mantenham-se sempre atualizados e, acima de tudo, valorizados no segmento em que atuam.

Screen Shot 2014-07-11 at 12.10.11 PM

SG patrocina Fórum da Revista T&D

No dia 17 de julho, quinta-feira, acontece mais um fórum organizado pela Revista T&D – Inteligência Corporativa. Com o tema “Universidades Corporativas 2014”, o evento discutirá conceitos, modelos e melhores práticas que visam a educação corporativa dentro de uma empresa.

A SG marca presença em mais este encontro do cenário de treinamento e desenvolvimento, sendo um dos 12 patrocinadores do evento. Para a consultoria, é de extrema importância participar de um evento que promove a troca de experiência entre empresas, desenvolvendo sistemas de Educação Corporativa focados em ótimos resultados.

Dirigido para profissionais de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento, Educação Corporativa e outros especialistas que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades, o Fórum terá cerca de oito horas de duração, entre palestras, apresentação de cases e painéis. Entre os principais acontecimentos estão três cases de referência que destacam a importância da educação corporativa. São eles:

1. Case Braskem: Abordará o desafio da renovação, capacitação e gestão do conhecimento técnico nas operações industriais. Apresentação de Nadja Mello Silva, Gerente de Educação Industrial.

2. Case Fetranspor: Discutirá sobre a importância da redação coletiva do código de conduta como fator de desenvolvimento. Apresentação de Ana Rosa Bonilauri, Diretora da Universidade Corporativa de Transporte – RJ.

3. Case Embraer: Falará sobre os desafios da construção de uma escola de capacitação, com foco em qualificação e certificação do produto. Apresentação de Daniela Sena, Diretora de RH da Embraer.

Lembrando que o Fórum T&D “Universidades Corporativas 2014” acontece no dia 17 de julho, na região sul de São Paulo. Para garantir a sua participação, faça o seu cadastro aqui.

Screen Shot 2014-06-27 at 11.51.33 AM

SG ministra mais um workshop na ABTD

No dia 3 de julho, Flora Alves, sócia-fundadora da SG Soluções e Gestão Empresarial, e o palestrante Karim Khoury irão liderar um workshop com oito horas de duração, na Estação Treinamento da ABTD, em São Paulo. Desta vez, a dupla abordará questões referentes às “Competências do Instrutor na Prática”, ajudando o participante a melhorar e adquirir novas habilidades que facilitam a aplicação de treinamentos. Este workshop mostrará, na prática, como funciona o modelo de competências da formação de Instrutor Master.

De acordo com estudiosos da área de T&D, o sucesso de um treinamento está intimamente ligado ao desempenho daquele que o aplica. Cabe ao facilitador contribuir para a aprendizagem, colocando em prática um conjunto de competências que assegurem o alcance dos objetivos instrucionais e utilizando metodologias adequadas para cada tipo de conhecimento. Por isso, este workshop é recomendado para consultores e instrutores em busca de atualização e desenvolvimento, além de profissionais responsáveis por avaliar e contratar treinamentos. Aos novatos que desejam ingressar nessa área, vale a pena fazer uma autoavaliação para detectar algumas qualidades essenciais que esse tipo de profissional precisa ter – que vão muito além de comunicação e didática, facilidade de relacionamento e raciocínio rápido.

Ao longo da aula, Flora e Karim irão explorar a importância do instrutor de treinamento no processo de aprendizagem e, também, vão elencar os principais desafios enfrentados por esses profissionais. Equilibrando teoria e prática, os experts dividirão com os presentes dicas para criar um ambiente favorável ao treinamento, atividades que contribuem para o desenvolvimento e técnicas para engajar ainda mais os participantes.

No final do workshop, os envolvidos serão capazes de: reconhecer as competências essenciais de um instrutor; identificar e reagir de forma assertiva a comportamentos apresentados pelo aprendiz ou orientado adulto; avaliar a aprendizagem dos participantes e elaborar um plano de desenvolvimento individualizado; selecionar métodos de aprendizagem eficazes para a construção de novos conhecimentos.

As inscrições para esse evento já estão abertas! Outras informações sobre o encontro, como valor de investimento, horários e formulários para inscrição, estão disponíveis no site da ABTD.

640x201xASTD-2014-landingpage-mainbanner.jpg.pagespeed.ic.9iZmMsbkQ2

ASTD 2014: Resumo da conferência

Neste ano, a maior conferência de treinamento do mundo, a ASTD, aconteceu de 4 a 7 de maio e reuniu mais de 10.500 participantes na cidade de Washington (EUA). Foram profissionais provenientes de 92 países, sendo o Brasil o quinto maior participante, com 105 presentes. A SG Soluções e Gestão Empresarial estava entre eles, representada por seu sócios-fundadores: Sérgio Guerra e Flora Alves.

Durantes os quatro dias de evento, foram realizadas palestras e workshops relacionados a 12 principais temas. Foram eles: desenvolvimento de carreira; design e entrega de treinamentos; desenvolvimento global de RH; capital humano; desenvolvimento de liderança; tecnologias de aprendizagem; medição de aprendizagem e análises; gestão; ciência de aprendizagem; governo; educação superior; capacitação de vendas. Paralelo a esses eventos principais, aconteceram também fóruns, debates e pequenas sessões de aprendizagem organizadas por alguns expositores. “É difícil encontrar o tema principal do evento. Quem define isso é o próprio congressista. Diria que é quase impossível não achar algo que possa ter aplicabilidade imediata em seu trabalho”, explica a sócia-fundadora da SG.

Por isso, planejamento foi a palavra de ordem para os participantes da ASTD. Além de organizar a agenda do dia, era importante ter mais de uma opção para o mesmo horário, caso a palestra lotasse. Reservar tempo para conversar com outros participantes e trocar experiências também foi uma das principais atividades promovidas pela ASTD. O bate-papo acontecia casualmente, durante as tarefas, ou durante os chamados “encontros de networking”, promovidos na conferência. “Sempre aproveito a experiência para fazer novos amigos. Mesmo quem faz parte de um grupo ou delegação deve aproveitar esse convívio para experimentar a diversidade cultural do evento”, aconselha Flora.

Para a SG Soluções e Gestão Empresarial, a ASTD foi mais uma oportunidade de aprender e se desenvolver ainda mais em arquitetura de aprendizagem e transferência para a prática, consolidando a marca como uma aprendizagem corporativa focada em performance. Portanto, a SG marcou presença em diversas palestras e workshops relacionados à tecnologia de aprendizagem, medição de resultados de aprendizagem e ciência de aprendizagem. Outro destaque foi o encontro com Karl Kapp, autor do livro “The Gamification of Learning and Instruction”, e Seung Taek (Peter) Lee, idealizador da Quest to Learn – escola que desenvolve seu currículo com o uso de games – e, também, a certificação em Mobile Learning, aprendizagem que será implantada e ajudará a consultoria a oferecer suporte à performance de forma simples e acessível.

Em 2015, a conferência acontecerá em Orlando, já com a consolidação da ASTD para a nova marca ATD (explicamos a mudança neste post). A mudança, que foi anunciada durante a última convenção, deixa as expectativas ainda mais altas para o próximo ano. “A nova denominação Desenvolvimento de Talentos é muito mais adequada ao nosso leque de atuação”, explica Flora. E a participação da SG na primeira ATD já está garantida. Será mais uma oportunidade de desenvolvimento e reflexão sobre temas já conhecidos, sob diferentes perspectivas e abordagens. “Muitas vezes é um detalhe que faz você estabelecer uma nova conexão com um tema ou aprendizado. Cabe a nós estarmos abertos, sem presumir que já sabemos tudo ou conhecemos o suficiente. É preciso abrir a mente e o coração, usando todos os nossos sentidos para aprender com a grande riqueza que se reúne em um único lugar”, finaliza Flora.

Que comece a contagem regressive para a ATD 2015!

Screen Shot 2014-05-26 at 12.00.05 PM

Mudanças na ASTD

Durante sua participação na ASTD 2014, que aconteceu no início do mês de maio, em Washington (EUA), a SG Soluções e Gestão Empresarial teve o privilégio de acompanhar um importante acontecimento na área de T&D: a partir de agora, a American Society for Training & Development (ASTD) passa a se chamar Association for Talent Development (ATD).

Com mais de 70 anos de existência, a mudança representa uma importante adequação ao mercado internacional, que torna-se cada vez mais importante, influente e, claro, exigente. A associação considera o treinamento e o desenvolvimento pontos chaves da nossa vida profissional, por isso ela passa a atuar de maneira mais ampla e profunda para a facilitação do aprendizado ao redor do mundo inteiro.

O anúncio da novidade foi feito por Tony Bingham, presidente e CEO da ASTD, no dia 6 de maio, durante uma palestra especial, com direito a plateia lotada. Durante o pronunciamento, ele ressaltou que treinamento e desenvolvimento estão no centro de todo trabalho. Segundo Tony, também o momento de analisar onde estamos e para onde queremos ir. Sem dúvidas, é um jornada repleta de trabalho, mas que trará muita satisfação aos envolvidos.

Para finalizar, a associação alerta que a transição da ASTD para ATD deve levar, em média, um ano. Tudo será feito da melhor maneira, com o objetivo de evitar dúvidas e melhorar ainda mais os conteúdos e ferramentas disponíveis. Primeiramente, o site passará a ser co-branded, assinado por ambas as marcas e, aos poucos, outras alterações passam a acontecer até a consolidação do novo nome. Lá, também é possível encontrar um rico material sobre a reestruturação da associação, vale a pena conferir.

Calendar_0

Agenda de maio: palestras e workshops

O mês de maio chegou trazendo muitos (e ótimos) trabalhos para a equipe da SG Soluções e Gestão Empresariail. Além da participação na ASTD 2014, congresso internacional que acontece na cidade de Washington, Flora Alves e Sérgio Guerra (sócios-fundadores da consultoria) vão ministrar uma série de palestras e workshops em diferentes estados do Brasil, ao longo dos próximos dias. Se você não mora em São Paulo e estava esperando uma oportunidade para enriquecer os seus conhecimentos sobre a área de T&D, confira a programação completa a seguir.

No dia 14 de maio, Sérgio Guerra vai à Fortaleza, realizar um workshop de oito horas, na Unifor (Universidade de Fortaleza), sobre o World Café. É uma ótima oportunidade de aprender mais sobre essa ferramenta colaborativa, que estimula a conversa e a troca dentro das organizações. Envolvendo grupos e assuntos significativos, todos os colaboradores de uma empresa ou área são envolvidos nesta metodologia conversacional, que acessa a inteligência do grupo e produz resultados surpreendentes.

Já no dia seguinte, 15 de maio, a SG estará em Salvador representada por Flora Alves, que mais uma vez conduzirá o famoso workshop “Desmitificando o Gamification”. Mais do que oferecer teorias sobre esse novo conceito, os participantes vão ter a oportunidade de colocar em prática os principais pontos aprendidos.

Depois, é hora de partir para o sul do Brasil, mais precisamente na cidade de Gramado, onde acontecerá o Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos. De 19 a 21 de maio, profissionais e especialistas da área de T&D vão ter a oportunidade de trocar experiências em palestras, workshops, seminários e estudos de casos. A SG Soluções e Gestão Empresarial fechará a sua participação no evento com chave de ouro com a palestra “Como engajar colaboradores para transformar aprendizagem em performance”, conduzida por Flora Alves.

Se você quer estar presente em um destes encontros, não deixe de entrar em contato conosco. Mande um e-mail para sg@sgconsult.com.br e nos pergunte como participar.

Captura de Tela 2014-04-29 às 09.50.16

Preparativos para a ASTD 2014

No final desta semana, a SG Soluções e Gestão Empresarial embarca rumo a mais uma conferência internacional. Desta vez, a participação será na ASTD 2014, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de maio, na cidade de Washington, nos Estados Unidos. A novidade é que a  SG ganha ainda mais força, com uma presença em dobro, já que Sérgio Guerra fará companhia a Flora Alves (ambos sócios-fundadores da consultoria) no evento.

A conferência, que é uma das mais importantes da área de T&D, promete reunir mais de 9 mil interessados no assunto de todo o mundo. É uma experiência única de aprendizado e uma oportunidade importantíssima para a conquista de novos contatos e networking. São nestas conversas que os participantes tem a oportunidade de dividir experiências, trocar práticas e aumentar o seu repertório de aprendizagem.

Nas palestras e workshops, especialistas renomados dividem com a plateia as principais tendências da área de treinamento e desenvolvimento, com foco na prática. O objetivo é oferecer aos presentes as ferramentas necessárias, com explicações claras de como aplica-las e conquistar os melhores resultados para cada empresa. Além disso, mais de 300 expositores complementam a Conferência, divulgando as últimas novidades do mercado.

Em 2014, a ASTD focará sua programação em nove diferentes segmentos. São eles: desenvolvimento de carreira; design e aplicação de treinamento; desenvolvimento global de recursos humanos; desenvolvimento de líderes; tecnologias para o aprendizado; mensuração e análise dos resultados de aprendizagem; desenvolvimento para profissionais de não-treinamento e ciências do aprendizado.

Com uma participação ainda mais expressiva, a SG pretende ampliar ainda mais as suas práticas de aprendizado, treinamento e desenvolvimento, reciclando e atualizando suas ferramentas com as melhores opções disponíveis no mercado. Para ficar de olho nas últimas novidades do eventos é só acompanhar a nossa fan page e, também, o Blog SG.

964753_485525914906339_8209028657838317419_o

Instrutor Master: tudo o que você precisa saber

Neste ano de 2014, a SG Soluções e Gestão Empresarial lançou no mercado uma gama de formações com alto valor agregado. Entre elas está o curso de Instrutor Master, que pretende capacitar profissionais que atuam na área de T&D para a facilitação e aplicação de treinamentos e aprendizagem. Ministrado pelos dois únicos Masters Trainers brasileiros designidados pela ASTD, Flora Alves e Karim Khoury, o curso é baseado em teorias inovadoras e acaba de ganhar a certificação da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento). Batemos um papo com os dois facilitadores do Instrutor Master para você entender os diferenciais e os benefícios dessa formação.

BLOG SG: Como surgiu a ideia do curso de Instrutor Master? Qual “gap”do mercado ele pretende cobrir?

FLORA: Surgiu para oferecer ao profissional que atua como instrutor uma formação completa e abrangente, com forte embasamento teórico e muita prática. Em geral, as pessoas que atuam nessa área são formados em disciplinas diversificadas, pois não há no Brasil uma graduação com esse foco. Nossa experiência ao longo dos anos nos inspirou a oferecer algo que sempre sentimos ser necessário. De forma estruturada, focada, consistente e, claro, muito divertida e relevante.

KARIM: Além disso, surgiu para atender uma demanda na área de T&D, que é oferecer ao mercado novas práticas de aprendizagem, como o storytelling e o gamification.

B: Para qual tipo de profissional esse curso é indicado?

F: Indicamos essa formação para profissionais que atuem como instrutores e estão em busca de seu aprimoramento e um reconhecimento ainda maior; desejam atuar como instrutores de treinamento e buscam uma formação completa e, também, para pessoas que são responsáveis pela contratação e avaliação de treinamentos

K: Além de ser indicado para consultores que já atuam no mercado e desejam fazer uma reciclagem de suas práticas de treinamento

B: Como o curso é estruturado? Como esse design facilita o aprendizado?

F: O Instrutor Master tem 48 horas presenciais – teremos uma turma aberta no período de 22 a 27 de Setembro, em São Paulo. Por ser uma formação, ela certifica o profissional em uma série de competências focadas no desempenho de um instrutor. A avaliação é feita por meio de dois instrumentos:  uma prova escrita, totalmente baseada no material didático entregue previamente, e pela construção de uma apresentação final, na qual o participante será avaliado com base nas competências desenvolvidas. Essa apresentação final começa a tomar forma desde o primeiro dia de curso, e é baseada em um modelo de feedback individual que propicia o desenvolvimento personalizado de todos e facilita o aprendizado. O que garante este processo é a atuação conjunta dos facilitadores e a estrutura dessa formação. Outro aspecto que vale ressaltar é que todo o conteúdo é transmitido com metodologias apropriadas para a aprendizagem. Ou seja, aprenderemos na prática como funciona cada estratégia instrucional.

K: A apresentação final será filmada e o participante receberá o video gravado num pen drive. Assim, ele terá a oportunidade de acompanhar todo o seu processo de desenvolvimento ao longo da formação.

B: Como a experiência de vocês na ASTD pode ser sentida nesse aprendizado?

F: Por meio de nosso repertório. Eu diria que extraímos a essência de nosso aprendizado ao longo do tempo, mas não nos limitamos a isso. Fizemos a análise do cenário brasileiro e trouxemos práticas que vão ao encontro dos anseios dos nossos profissionais. Estamos muito felizes com o resultado.

K: A ASTD e outros congressos nacionais e internacionais nos permitem acesso a novas práticas e tendências da área de T&D. Esses encontros são bons termômetros para alinharmos o conteúdo da formação com o  que acontece de mais moderno na área.

B: O módulo 3 do curso oferece estruturas bem dinâmicas de aprendizado, com o uso de games, filmes e storytelling. Como esse tipo de experiência favorece o aprendizado?

F: Isso mesmo! Assim como cada ferramenta serve a uma finalidade específica, metodologias instrucionais também. Cada uma delas tem um objetivo e contribui para um aprendizado específico, que vai desde o conhecimento até a motivação a ação. Esse módulo instrumentaliza o instrutor, oferecendo novas ferramentas para aprimorar o seu trabalho. Assim como os demais módulos, ele não se limita aos aspectos teóricos. Os participantes vão experimentar cada uma das metodologias, permitindo assim a construção ou ampliação de seu repertório.

K: O módulo 3 apresenta estruturas que permitem avaliar a utilização bem sucedida de filmes, estórias e games. Embora esses recursos já sejam muito utilizados, se não forem bem conduzidos, eles não contribuem para a aprendizagem. Um jogo sem objetivo instrucional resulta apenas em diversão, não em aprendizagem.

B: Quais as expectativas para a turma que se formará em setembro?

F: O Instrutor Master não será certificado apenas pela Acordo e pela SG, mas também pela ABTD. Isso tem um grande significado e torna tudo muito especial. Nossas expectativas são as melhores possíveis e temos certeza de que estamos escrevendo uma nova história para os profissionais da área.

K: Queremos iniciar uma formação pioneira no Brasil, buscando, cada vez mais, o aperfeiçoamento dos profissionais de T&D.

Captura de Tela 2014-03-28 às 09.49.18

SG aborda a questão da produtividade em nova palestra

No dia 10 de abril a SG Soluções e Gestão Empresarial, representada por sua sócia-fundadora Flora Alves, ministra mais uma palestra para o público da área de T&D. O encontro acontecerá no exclusivo espaço Bradesco Next, no Shopping JK, na capital paulista, e o tema abordado será a produtividade nos tempos atuais, com ênfase na gestão eficaz da rotina.

Numa sociedade onde se trabalha cada vez mais horas, a produtividade nem sempre se mostra eficaz. Acumulamos um fluxo interminável de tarefas, passamos horas trocando e-mails ou presos em reuniões. Já a tecnologia, ao mesmo tempo em que facilita a nossa rotina e torna-se mais acessível, também parece nos escravizar. Estamos acessíveis a qualquer hora, podemos trabalhar de qualquer lugar, mas as tarefas parecem nunca acabar. Sem contar nas pequenas distrações do nosso dia a dia: Facebook, Instagram, Whatsapp…

Nessa discussão, a SG questionará quando é preciso parar para que sejamos mais eficazes. A consultoria ajudará os participantes a praticarem um exercício de auto-conhecimento, buscando um equilíbrio entre vida e carreira. Além de discutir a questão da tecnologia, questionando sobre como utilizar os inúmeros dispositivos eletrônicos a nosso favor.

Os interessados poderão acompanhar a palestra ao vivo e online pelos sites do Bradesco, Bradesco Next ou no cellular, pelo aplicativo do banco.

Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de dar uma conferida no artigo “Manage your energy, not your time”, de Tony Schwartz, e nos livros “A Tríade do Tempo”, de Christian Barbosa, e “Café com Eficiência”, de Chuck Martin.

cmsimg_1295875219

SG garante participação em eventos importantes da área de T&D e RH

A próxima semana de março trará, mais uma vez, dias de muito trabalho para a SG Soluções e Gestão Empresarial. Passado o carnaval, os motores estão cada vez mais aquecidos e o mercado mostra-se repleto de boas oportunidades para os profissionais que atuam no setor de RH e T&D.

No dia 19 de março, em São Paulo, a SG integrará o time de responsáveis pelo workshop de Metodologias Eficazes para o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, oferecido pela ABTD. Com carga horária de nove horas, o seminário reúne três grandes palestrantes da área para explanar sobre metodologias de Treinamento, possibilitando uma ótima interação entre consultores e participantes.

O programa é dividido em quatro etapas. Na primeira, a consultora Fernanda Prando Godoy falará sobre Desenho Instrucional. Flora Alves, sócia-fundadora da SG Soluções e Gestão Empresarial, será responsável pela segunda parte do encontro e explanará sobre o gamification e seu uso em treinamentos. Além de abordar o conceito da metodologia, uso e aplicações, o workshop trabalhará a aplicabilidade do gamification e discutirá sua relevância no cenário corporativo atual. A terceira etapa do programa será sobre técnicas de Storytelling, com o consultor Karim Khoury. Na parte final, os três facilitadores participarão de uma discussão com a plateia. Para mais informações sobre o workshop, acesse o site da ABTD.

Já nos dias 20 e 21 de março, a SG participa pela primeira vez do Ceará RH, Congresso de Gestão de Pessoas e Expo RH, como patrocinadora do evento. Serão dois dias de palestras e apresentação de cases de sucesso, sendo o tema principal do encontro “Dimensões Estratégicas da Gestão de Pessoas: Liderança, Cultura Organizacional e Engajamento”.

A SG Soluções e Gestão Empresarial terá um stand no local, onde os participantes poderão bater um papo com nosso especialistas sobre cursos, workshops, formações profissionais e todos os outros produtos oferecidos pela nossa consultoria. Quem passar pelo espaço também recebe como brinde um charmoso identificador de bagagens e concorre ao sorteio de um tablet. O Congresso acontecerá na Fábrica de Negócios e você ainda pode garantir sua participação, acesse o site do evento e inscreva-se.

competencia

O profissional de T&D e suas competências

Crescimento da economia; dificuldade em encontrar mão de obra especializada; rotatividade de colaboradores; conflito de gerações; mudanças de valores; transformações na sociedade; aumento da competitividade… esses são apenas alguns dos fatores que compõem o ambiente de atuação de um profissional de T&D. a complexidade desse cenário exige que um especialista esteja sempre se reinventando, se desenvolvendo e incorporando novas competências para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e acirrado.

Mas afinal de contas, o que são competências e qual sua importância para o sucesso de um profissional e sua organização? De acordo com definições, competências representam combinações de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas pelo desempenho profissional, dentro de um determinado contexto organizacional. Portanto, o domínio de tais recursos por parte dos colaboradores mostra-se determinante para o bom desempenho de uma companhia.

Observando de maneira simples, as competências podem se dividir em dois diferentes tipos: as essenciais e as desejáveis – essa última aparece como característica dos colaboradores mais talentosos. No caso do profissional de T&D, algumas dessas competências são:

- Essenciais: realizar diagnósticos, identificar gaps e tendências, ter técnica de avaliação, elaborar planos de ação, dar feedback.

- Desejáveis: elaborar material didático, oferecer instrução e desenvolvimento, ter visão estratégica, fidelizar o colaborador.

Para que os especialistas em T&D possam adquirir e desenvolver novas competências, os cursos capacitadores e as certificações mostram-se essenciais para o aprendizado. Aqui no Brasil, a formação de Instrutor Master, oferecida e aplicada pela SG Soluções e Gestão Empresarial em parceria com a consultoria Acordo, é uma ótima opção para o público que atua com Facilitação e Treinamento e Desenvolvimento. Se você tem interesse de fazer parte da próxima turma, escreva para sg@sgconsult.com.br e solicite mais informações. Vale a pena já começar a se programar, o próximo Instrutor Master acontece em breve.

valencia2

Flora Alves lançará livro sobre o gamification

Quem acompanha a página da SG no Facebook já sabe que, no mês passado, nossa sócia-fundadora embarcou para Valência, na Espanha, onde passou uma temporada dedicada à produção de seu livro. De volta ao Brasil, Flora Alves conta sobre o processo de pesquisa e criação dedicada à publicação e o porquê da escolha do gamification como tema principal do livro.

BLOG: Como surgiu a ideia de escrever um livro? A escolha do tema já era uma certeza ou foi sendo amadurecida com o tempo?

FLORA: Acredito que escrever um livro seja algo que todos nós, em algum momento de nossas vidas, desejamos fazer. Para mim era um sonho antigo, pois tenho uma história de amor com os livros desde muito cedo, herança de minha mãe. A escolha do tema, entretanto, foi uma consequência natural de uma jornada de pesquisa e mergulho profundo no universo do Gamification. Num dado momento, foi como se o livro me pedisse pra ser escrito.

B: O que exatamente ele irá abordar? Teremos algo específico ao público brasileiro?

F: O livro aborda o conceito todo. Desde seu significado, origem e história até exemplos práticos, referências para aprofundamento de pesquisa e uma ferramenta para o leitor se aventurar na construção de uma solução gamificada. O conceito central gira em torno do uso do gamification na aprendizagem. Por ser um livro técnico, com características didáticas, ele se destina a todos os profissionais ligados à educação – seja ela corporativa ou não – e que estejam em busca de soluções de aprendizagem engajadoras, capazes de motivar a ação e mudar comportamentos.

B: Como a sua ida a Valência ajudou no processo de criação?
F: Escrever um livro exige foco, concentração e uma boa dose de transpiração. Senti que precisava me descobrir nesta atividade e escolhi Valência por duas razões. A primeira foi a oportunidade de estar com amigos muito queridos, que me receberam em sua casa e me proporcionaram o equilíbrio perfeito entre acolhimento, carinho e espaço para criar. Carla Bello e Javier Barrasa Sierra tiveram um papel fundamental neste processo, meu eterno agradecimento a ambos. A segunda foi o encantamento que Valência exerce em mim. Uma cidade pequena, quente, viva e repleta de história. Isso sem falar na arquitetura, na oportunidade de viver ao ar livre mesmo no inverno e a gastronomia ímpar. Simplesmente o cenário perfeito para este projeto.

B: Quais foram os principais desafios encontrados nesse processo?
F: Sem dúvida, o principal desafio foi encontrar a forma, descobrir o estilo, criar um livro rico em conteúdo e consistência sem ser chato ou cansativo, com reflexões, exemplos, atividades e ganho efetivo para a prática profissional do leitor. Nos primeiros dias, me senti como se eu mesma fosse um personagem de um game, lutando para passar para a próxima etapa. Era como se uma pilha de folhas virtuais amassadas fosse crescendo a meu lado até que chegasse o momento do “aha!”. Foi aí que o processo se transformou num fluxo suave e estruturado.

B: Como a sua experiência no assunto pode ser sentida no livro?

F: Isso foi a base de tudo. O livro não existiria sem a experiência. Ele é o resultado de meu próprio processo de aprendizagem e prática no desenvolvimento de soluções de aprendizagem gamificadas. O contato com clientes foi um laboratório, pois juntos acreditamos no poder dos games e aprendemos a utilizar sua estrutura para promover engajamento e aprendizagem. Já com os alunos acontece um processo muito interessante, já que para eles (e também por eles) a pesquisa é contínua. Aprendemos muito mais quando ensinamos e assim construímos juntos oportunidades para o nosso laboratório diário.

B: O livro já está finalizado?

F: O projeto está 70% pronto. Um trabalho intenso, cheio de carinho e muita, mas muita aprendizagem!

B: Já há uma previsão de lançamento?
F: Minha meta é ter o livro publicado em meados de Setembro. Tudo indica que estará disponível na versão impressa e digital.

B: O que podemos esperar de novidades sobre o gamification?
F: Melhor do que falar é proporcionar a você a oportunidade de refletir sobre o que vem por aí. Por isso, convido todos a fazerem uma pausa de 8 minutos para assistir a um projeto de graduação de Eran May-raz e Daniel Lazo. Clique aqui e, depois, me conte o que você acha que vem por aí quando o assunto é gamification!

adultlearners_1859317b

Cursos abertos na unidade Fortaleza

A partir da segunda quinzena do mês de fevereiro, a SG Soluções e Gestão Empresarial dá início a uma série de cursos abertos, na sua unidade Fortaleza. São quatro opções de temas, com diferentes datas: A Arte do Feedback (17/02); Comunicação Assertiva (18/02); Marketing Pessoal (19/02) e O Líder Coach (20 e 21/02). “São temas essenciais que atendem o público de maneira geral, oferecendo mais qualificação aos profissionais e também a reciclagem das informações”, explica Sérgio Guerra, sócio-fundador da consultoria.

Como cada turma aborda um assunto específico, os interessados podem participar apenas daqueles cursos com os quais possuem maior interesse ou afinidade de assunto. Para se inscrever, basta entrar em contato com a unidade Fortaleza através do telefone (85) 3264-3031, ou pelo e-mail sgfortaleza@sgconsult.com.br. A Fernanda e a Gardênia, que fazem parte da nossa equipe, estão prontas para atender você e esclarecer qualquer possível dúvida.

Lembrando que todos os cursos de formação aberta são ministrados por profissionais da SG que, além de altamente qualificados, são internacionalmente certificados e também possuem vasta experiência no campo de aprendizagem corporativa.

Para mais informações sobre cada um dos cursos abertos, visite o site da SG ou entre em contato com a gente. Não perca essa oportunidade de fortalecer ainda mais a sua carreira!

master

Saiba mais sobre o curso de Instrutor Master

Uma das principais novidades da SG Soluções e Gestão Empresarial para o ano de 2014 são as Formações de Alto Valor Agregado. Entre elas, estão os cursos específicos que atendem às principais áreas e demandas de T&D. E a primeira turma já tem data para acontecer! O curso será o de Instrutor Master, que será aplicado nos dias 3, 4, 10, 11, 24 e 25 de abril.

A formação foi desenhada com muito embasamento teórico e atividades práticas, proporcionando ao público participante uma experiência única e de altíssimo valor no mercado. Vale lembrar que o curso foi desenvolvido e será ministrado pelos dois únicos brasileiros Master Trainers designados pela ASTD (Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento): Flora Alves, sócia-fundadora da SG, e Karim Khoury, da Acordo Consultoria.

Recomendada para profissionais de T&D, consultores, instrutores de treinamentos e quem mais se interessar pelo assunto, a Formação de Instrutor Master tem carga horária de 48 horas, dividida em três módulos de 16 horas. As aulas serão realizadas no Hotel Mercure da Alameda Itu, em São Paulo, das 8:30h às 17:30h, com pausa de uma hora para almoço. Lembrando que o valor do investimento inclui estacionamento no local, material didático, almoço, coffee break e certificado.

Se você quer ser um instrutor de destaque, não perca essa oportunidade! Entre em contato conosco pelo sg@sgconsult.com.br e confira nossos valores promocionais.

doubt2

O que esperar de 2014?

O ano de 2013 ficou para trás e a SG Soluções e Gestão Empresarial já está completamente focada nas metas para 2014. Antes de seguir os próximos passos, a equipe da consultoria fez um balanço final, listando as principais dificuldades, conquistas e aprendizados do ano que passou. Tal análise é essencial para quem busca fazer investimentos assertivos no mercado e continuar consolidando-se como uma das principais consultorias em Aprendizagem Corporativa focada em Performance. Para explicar um pouco sobre esse panorama geral, do que aconteceu e do que ainda vai rolar, conversamos com a sócia-fundadora da SG, Flora Alves, que já adiantou muita coisa boa para os próximos meses. Confira o bate-papo.

Blog SG: Qual foi o balanço final de 2013? Quais foram os principais desafios enfrentados pela consultoria?
Flora: Para nós da SG, o ano de 2013 foi de grandes conquistas, embora também tenha sido um período muito difícil. Os principais desafios envolveram os cumprimentos de nossos objetivos para garantir o crescimento e a expansão do nosso negócio, em um período em que a economia não se manteve em bons patamares. Isso exigiu de toda a nossa equipe muito planejamento e agilidade para correções e mudanças de rumo, quando detectado que isso era necessário.

B: Em 2013, qual foi o principal aprendizado da SG Soluções e Gestão Empresarial?
F: Eu indicaria dois. O primeiro deles foi o fato de termos aprendido muito mais sobre o nosso negócio com o uso do Canvas (BMG – Business Model Generation). Com a ajuda dessa ferramenta, redesenhamos nosso portfólio de produtos e nos reposicionamos no mercado como uma empresa especialista em arquitetura de treinamentos. Ou seja, aprendizagem corporativa focada em performance. Já o segundo aprendizado diz respeito ao estudo do gamification, pois não nos limitamos apenas ao uso da metodologia, mas estudamos o assunto em profundidade, colocando em prática o que foi aprendido por nós.

B: Quais são as expectativas do mercado de T&D para 2014?
F: As melhores! Além de um calendário repleto de eventos, temos percebido que as organizações estão mais planejadas e investindo em suas pessoas, buscando programas de treinamento que permitam ao colaborador transformar aprendizagem em ação. Logo no começo desse ano lançamos um conjunto de formações de alto valor agregado, que foi muito bem recebido pelo mercado. Lembrando que tais formações estão divididas em dois grupos: cursos específicos para profissionais de T&D e cursos com foco em liderança e estratégia. Também já temos uma agenda programada para a formação “Instrutor Master”, desenvolvida em parceria com o consultor Karim Khoury, proprietário da Acordo Consultoria. Sem falar na unidade SG em Fortaleza, que já está trabalhando a todo vapor para atender as demandas da região norte e nordeste.

B: Em 2014, qual será o principal foco da SG?
F: Continuamos trabalhando para uma aprendizagem corporativa focada em performance na prática. Queremos manter uma parceria muito próxima com nossos clientes, oferecendo apoio total durante todo o processo de aprendizagem e transferência. O objetivo de um programa de treinamento é melhorar a performance. Por isso, além de treinar, é preciso medir os resultados e o impacto dessas ações no negócio. Essa, aliás, é uma das principais dicas que damos a quem pretende investir na área de T&D.

B: Pode adiantar alguma novidade que vem por aí?
F: Uma empresa que tem em seu DNA a busca e gestão do conhecimento não poderia começar o ano de forma melhor! No momento estou em Valência, na Espanha, desenvolvendo um projeto com o uso de um game e trabalhando no meu livro sobre gamification, que será lançado ainda este ano.

1510539_430112953780969_238364151_n

SG apresenta sua nova unidade em Fortaleza

O ano de 2013 foi realmente muito especial para a SG Soluções e Gestão Empresarial. Participamos de diversos eventos, conquistamos uma importante certificação internacional, criamos o nosso Sarau e, para fechar essa etapa com chave de ouro, inauguramos uma unidade da consultoria em Fortaleza, no estado do Ceará.

“Escolhemos essa cidade, pois ela está em expansão, atraindo grandes empresas e com um potencial de desenvolvimento enorme. Também percebemos um crescimento na participação de profissionais daquela região em importantes eventos, como Congressos e Fóruns de Treinamento e Desenvolvimento, aqui em São Paulo. Então, acreditamos ser uma ótima oportunidade levar novos conhecimentos até eles”, justifica Sérgio Guerra, sócio-fundador da SG Soluções e Gestão Empresarial.

Alinhada as necessidades do novo público, a unidade Fortaleza oferece um leque diversificado de produtos, com formações especializadas, treinamentos customizados e cursos abertos. Destaque para esses dois últimos, já que a filial nordestina conta com uma sala própria para a aplicação de treinamento – amplo, o espaço tem cerca de 40 lugares.

A equipe é formada por quatro profissionais altamente qualificadas e prontas para atender às expectativas do mercado. São elas: Gardênia Menezes (responsável pela unidade), Josefa Vilaça (comercial), Paula Valesca Cruz (comercial) e Fernanda Rabello (administrativo). “A SG espera contribuir para o desenvolvimentos da área de T&D em todo o território nacional. A primeira unidade fora de São Paulo surgiu porque identificamos um grande potencial nas regiões norte e nordeste, onde muitas empresas ainda tem perfil familiar, mas estão em busca de expansão e investem alto no trabalho das consultorias. Já visitamos muitas empresas e a receptividade tem sido incrível, vamos firmar grandes parcerias!”, conta Gardênia Menezes.

Se você é um profissional da região e ficou interessado no que a SG Soluções e Gestão Empresarial Fortaleza pode fazer pela sua carreira ou pela sua empresa, é só falar com a Gardênia Menezes, responsável pela unidade. O contato pode ser feito via e-mail, escrevendo para gardenia@sgconsult.com.br, ou pelo telefone (85) 3264-3031. As profissionais Fernanda Rabello, Josefa Vilaça e Valesca Cruz também estão sempre a postos para atender os nossos clientes.