ASTD 2014: Resumo da conferência

640x201xASTD-2014-landingpage-mainbanner.jpg.pagespeed.ic.9iZmMsbkQ2

Neste ano, a maior conferência de treinamento do mundo, a ASTD, aconteceu de 4 a 7 de maio e reuniu mais de 10.500 participantes na cidade de Washington (EUA). Foram profissionais provenientes de 92 países, sendo o Brasil o quinto maior participante, com 105 presentes. A SG Soluções e Gestão Empresarial estava entre eles, representada por seu sócios-fundadores: Sérgio Guerra e Flora Alves.

Durantes os quatro dias de evento, foram realizadas palestras e workshops relacionados a 12 principais temas. Foram eles: desenvolvimento de carreira; design e entrega de treinamentos; desenvolvimento global de RH; capital humano; desenvolvimento de liderança; tecnologias de aprendizagem; medição de aprendizagem e análises; gestão; ciência de aprendizagem; governo; educação superior; capacitação de vendas. Paralelo a esses eventos principais, aconteceram também fóruns, debates e pequenas sessões de aprendizagem organizadas por alguns expositores. “É difícil encontrar o tema principal do evento. Quem define isso é o próprio congressista. Diria que é quase impossível não achar algo que possa ter aplicabilidade imediata em seu trabalho”, explica a sócia-fundadora da SG.

Por isso, planejamento foi a palavra de ordem para os participantes da ASTD. Além de organizar a agenda do dia, era importante ter mais de uma opção para o mesmo horário, caso a palestra lotasse. Reservar tempo para conversar com outros participantes e trocar experiências também foi uma das principais atividades promovidas pela ASTD. O bate-papo acontecia casualmente, durante as tarefas, ou durante os chamados “encontros de networking”, promovidos na conferência. “Sempre aproveito a experiência para fazer novos amigos. Mesmo quem faz parte de um grupo ou delegação deve aproveitar esse convívio para experimentar a diversidade cultural do evento”, aconselha Flora.

Para a SG Soluções e Gestão Empresarial, a ASTD foi mais uma oportunidade de aprender e se desenvolver ainda mais em arquitetura de aprendizagem e transferência para a prática, consolidando a marca como uma aprendizagem corporativa focada em performance. Portanto, a SG marcou presença em diversas palestras e workshops relacionados à tecnologia de aprendizagem, medição de resultados de aprendizagem e ciência de aprendizagem. Outro destaque foi o encontro com Karl Kapp, autor do livro “The Gamification of Learning and Instruction”, e Seung Taek (Peter) Lee, idealizador da Quest to Learn – escola que desenvolve seu currículo com o uso de games – e, também, a certificação em Mobile Learning, aprendizagem que será implantada e ajudará a consultoria a oferecer suporte à performance de forma simples e acessível.

Em 2015, a conferência acontecerá em Orlando, já com a consolidação da ASTD para a nova marca ATD (explicamos a mudança neste post). A mudança, que foi anunciada durante a última convenção, deixa as expectativas ainda mais altas para o próximo ano. “A nova denominação Desenvolvimento de Talentos é muito mais adequada ao nosso leque de atuação”, explica Flora. E a participação da SG na primeira ATD já está garantida. Será mais uma oportunidade de desenvolvimento e reflexão sobre temas já conhecidos, sob diferentes perspectivas e abordagens. “Muitas vezes é um detalhe que faz você estabelecer uma nova conexão com um tema ou aprendizado. Cabe a nós estarmos abertos, sem presumir que já sabemos tudo ou conhecemos o suficiente. É preciso abrir a mente e o coração, usando todos os nossos sentidos para aprender com a grande riqueza que se reúne em um único lugar”, finaliza Flora.

Que comece a contagem regressive para a ATD 2015!

Comentários (0)