A importância da Educação Corporativa

ibccapa

Uma experiência de aprendizado é um processo que exige comprometimento e disciplina em qualquer etapa da vida. No passado, esse “ensino formal” era um ato quase exclusivo das escolas e universidades, que ofereciam aos seus alunos conhecimento básico e, posteriormente, uma ocupação. Entretanto, as rápidas mudanças causadas pela popularização da tecnologia e o avanço da internet impactaram também a nossa necessidade de aprendizado. Mesmo após formados e com anos de experiência, nunca podemos parar de adquirir conhecimento.

Agora, o ensino também faz parte do dia a dia das grandes corporações. De acordo com especialistas, a Educação Corporativa  é composta por dois tipos de gestões: a de pessoas e a do conhecimento, cujo objetivo é implementar novas estratégias ou comportamentos que levam ao crescimento de uma organização. Por isso, é preciso sensibilidade e coerência para combinar competências individuais e organizacionais de maneira efetiva.

Para ajudar nessa missão, foram criadas algumas estratégias que buscam transformar oportunidades em negócios. É preciso ir além do treinamento, da palestra, é preciso envolver o participante para gerar resultados. Dentre as diversas ferramentas utilizadas, duas merecem destaque pelo seu alto grau de eficiência. São elas: o gamification e a prática do storytelling.

Quando o objetivo de uma experiência de aprendizagem envolve uma mudança de comportamento por parte dos participantes, muitos facilitadores aplicam estratégias utilizadas nos games para chegar ao resultado final. Além de estimular a prática, o gamification mobiliza os participantes de forma divertida e lúdica. Lembrando que um jogo é composto por regras, objetivos que devem ser alcançados e obstáculos que dificultem este caminho.

Já o storytelling é uma prática de Educação Corporativa que busca uma conexão direta com o colaborador, criando uma identificação entre participantes e personagens. Outra possibilidade é envolver os alunos no enredo, proporcionando um maior engajamento do público.

Seja com o uso do gamification, do storytelling ou qualquer outra ferramenta de ensino, a Educação Corporativa deve ser vista como uma estratégia e um diferencial importantíssimo dentro de uma empresa. Organizações são feitas de pessoas e são elas quem vão proprocionar o seu crescimento. Cabe à Educação Corporativa disponibilizar novas informações e ferramentas para que esses colaboradores mantenham-se sempre atualizados e, acima de tudo, valorizados no segmento em que atuam.

Comentários (0)